sábado, 24 de outubro de 2009

Aloísio Magalhães, Notas de Cruzeiro Novo e o Dia Nacional do Design


eu nem sabia, e fiquei sabendo :P


O dia 05 de Novembro foi instituído como o Dia Nacional do Design por ser a data de nascimento de Aloísio Magalhães. O nome já me era conhecido, como um dos pioneiros do design brasileiro, como um dos melhores representantes de um design feito com cara de Brasil, sem ser mera importação do que é feito nos outros países, como criador da marca da petrobrás e etc. etc.


Uma das coisas que impressionou na minha pesquisinha básica e rápida sobre o mesmo, foi o projeto das notas do cruzeiro novo. A novidade do conceito das cédulas sem "pé" nem "cabeça", que eu sequer tinha visto, como uma quebra de paradigmas e, mais ainda, como uma medida de otimização do trabalho ( só de pensar na redução de trabalho dos bancários, por exemplo, para organizar as notas, ainda que seja um exemplo pequeno), elevando o design ao patamar que lhe é devido, o patamar que o compreende como ferramenta transformadora de conceitos, melhorador da qualidade de vida, otimizador de processos, etc. e etc. muito mais do que o conceito medíocre de criação (unicamente) estética e similares.



Abaixo, uma das notas:


E informações sobre alguns outros trabalhos de aloísio, nestes dois textos da mesma autora: http://revistaeatualizada.blogspot.com/2009/08/minha-infancia-com-aloisio-magalhaes.html http://imagem-papel-e-furia.com.br/?p=3498





0 comentários: