sábado, 24 de outubro de 2009

Aloísio Magalhães, Notas de Cruzeiro Novo e o Dia Nacional do Design


eu nem sabia, e fiquei sabendo :P


O dia 05 de Novembro foi instituído como o Dia Nacional do Design por ser a data de nascimento de Aloísio Magalhães. O nome já me era conhecido, como um dos pioneiros do design brasileiro, como um dos melhores representantes de um design feito com cara de Brasil, sem ser mera importação do que é feito nos outros países, como criador da marca da petrobrás e etc. etc.


Uma das coisas que impressionou na minha pesquisinha básica e rápida sobre o mesmo, foi o projeto das notas do cruzeiro novo. A novidade do conceito das cédulas sem "pé" nem "cabeça", que eu sequer tinha visto, como uma quebra de paradigmas e, mais ainda, como uma medida de otimização do trabalho ( só de pensar na redução de trabalho dos bancários, por exemplo, para organizar as notas, ainda que seja um exemplo pequeno), elevando o design ao patamar que lhe é devido, o patamar que o compreende como ferramenta transformadora de conceitos, melhorador da qualidade de vida, otimizador de processos, etc. e etc. muito mais do que o conceito medíocre de criação (unicamente) estética e similares.



Abaixo, uma das notas:


E informações sobre alguns outros trabalhos de aloísio, nestes dois textos da mesma autora: http://revistaeatualizada.blogspot.com/2009/08/minha-infancia-com-aloisio-magalhaes.html http://imagem-papel-e-furia.com.br/?p=3498





terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bem mais que R$0,01

Em tempos em que se discute cada vez mais as questões de preservação ambiental, economia de recursos e de desenvolvimento sustentável em geral, o BB me apronta uma dessas:





Agora, imagine que não deve se tratar de um fato isolado...

Notar que as ações com relação a esses temas não devem se dar apenas nos elementos mais claramente tidos como foco de intervenção. Ciclo de vida de bens tangíveis, uso de papéis reciclados em peças de propaganda e tantas outras eco-atitudes que se vêem divulagas por aí. Prestar mais atenção em mecanismos e formas de pensar que ficam escondidas, bem escondidas e que só são modificadas quando se mudam as estruturas pelas suas raízes.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Massagista de Modelos

Ótima recomendação do leandro, ahaha:


segunda-feira, 31 de agosto de 2009



Agora há pouco, na aula de Antropologia, o professor resolve usar uma metáfora para explicar para uma aluna tapada como se dá o processo de se penetrar numa cultura diversa à sua, despindo-se de todos os seus conceitos para poder compreendê-la pela óptica dessa própria cultura:

"Se você fosse uma mecânica da Volkswagen e fosse abduzida pra Marte e tivesse que consertar os carros de Marte, mas você só tem o seu kit de ferramentas da Volkswagen, que não servem para os carros de Marte, como você vai consertar esses carros?"


eu penso, comigo: - agora sim ele está falando a minha linguagem

haha

segunda-feira, 20 de julho de 2009

adoro a sombra dos postes
companhia solitária - fora o poste
nas esperas da vida.

segunda-feira, 25 de maio de 2009


Trabalhar num prédio em frente ao cemitério é algo que passa bem despercebido pra mim. Entretanto, às vezes, pode ser no mínimo engraçado e/ou interessante.

Hoje mesmo peguei carona pro trabalho até um determinado ponto e cortei caminho por dentro do tal do Laborum Meta.

Eu andando pelas ruazinhas: pessoas mal encaradas, garis varrendo o pó, funcionários da administração rindo de alguma piada.

Eu olhando torto, imaginando se algum deles não seria alguma espécie de assombração num passeiozinho ou hora do banho de sol :xx uhuhu


[cheguei vivo]


Depois do lanche (ou da mirinda :P), volto pra sala e todo mundo na varanda...

Fazendo o q?

Vendo enterro no cemitério!

é trágico, mas engraçado, sem contar as piadas de designer sobre o projeto de sinalização do cemitério...


[enfim...]

quarta-feira, 6 de maio de 2009



Amanhã, 07 de maio, tem mais banda Lud no Espaço Frida!


às 21h,
tocando seus indie-samba-rocks ahaha :)


Rua Rio Javari, 264 - Vieiralves, rua atrás do Mc Donalds :)


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Para quem está realmente cansado da exorbitante quantidade de informações dispostas de maneira mal estrturada na internet, na infinidade de sites que se encontram por aí, o Twitter poderia até parecer mais um entulho, mais um login e senha para decorar e, provavelmente, acabar esquecendo.

Qual não é a minha surpresa quando decidi ver realmente do que se tratava... A proposta do site é extremamente simples, responder à pergunta: 'what are you doing?'. No entanto, o que me impressionou, foi a facilidade de navegação. Algo que me fez pensar: 'Céus, pelo menos alguém nesse mundo sabe o que é (e como fazer!) ergonomia informacional.' (Isso, além de ficar encantado com as imagens vetoriais do site, ahaha :P)




Há algum tempo que pensei em postar sobre o Twitter, mas acabei esquecendo. Alguns dias atrás, porém, estava navegando num site, quando vi a referência ao designer responsável pela interface do site como a conhecemos: Vitor Lourenço, user experience designer (como o próprio define) de apenas 21 anos (a idade nem seria algo importante, mas realmente fiquei impressionado).

No site do mesmo, você pode conferir outros trabalhos do rapaz que compartilham da mesma qualidade do Twitter

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Gózzi

Não sei se fiquei achando super criativo ou um tremendo mau-gosto.
ahaha




sexta-feira, 17 de abril de 2009

Domingo, é dia de especial los hermanos,

com a banda Lud, no Espaço Frida


quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bubblepop xD

Sem nada pra fazer no trabalho, né??

sei, sei... ¬¬


aí vai, supimpísiimo, quase igual ao real ahaha


clique na imagem, leso(a) :P



quinta-feira, 9 de abril de 2009

Flap-slap; flap-slap; flap-slap.

Enchi a sola dos chinelos de tachinhas
De forma que meus passos pudessem rir,
Com brilho
Como eu rio pro calor do sol
E a minha tristeza de lua.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Promiscuidade tipográfica


Porque quem não adora uma putariazinha, né? :P


terça-feira, 24 de março de 2009


Vou ao franz café um belo dia. Noite, melhor dizendo. E a impressão que tenho é a de que estava no café cancun. (?) Não que o franz seja agora um lugar bem frequentado numericamente (apesar de o fato de deixarem o andar superior fechado dar a impressão de que realmente está). O motivo foi a programação musical.E não sei porque a surpresa, depois de várias músicas "bombantes"(de ser uma bomba mesmo), em ouvir a vinheta de uma rádio local. Depois sou eu o insano. ahaha.

terça-feira, 3 de março de 2009

Encontrando a família ;D

Um prazeroso encontro com um parente hoje, em plena UFAM!









terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Faz um tempo já que o leandro me mandou essa propaganda, e agora deu vontade de colocar aqui

Vale dizer que foi feita pra ser colocada na parte interna das cabines de banheiros femininos. ;)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Santa micreiragem aquele “logo” do Oscar, ein? Vou te contar...
Ahaha

Um bom entretenimento para a noite morgante do domingo de carnaval, não fosse a tradução simultânea contagiante (é, eu tive medo que os tradutores se suicidassem em algumas partes, de tão depressivos que aparentavam) e alguns outros detalhes como na entrega do prêmio de melhor atriz (diga-se de passagem, um dos momentos mais emocionantes da noite) quando algumas atrizes que já haviam ganhado o prêmio em outras edições, falaram diretamente a cada uma das indicadas. Por que será que a pessoas que fizeram os cortes entre as imagens das duas não perceberam que isso cortava, também, toda a emoção do momento? Haha. Sem contar quando colocavam as duas imagens na tela e ficava um fundo azul com imagens de filmes e que, não por acaso, toda a atenção era roubada por uma “voadeira” do kung fu panda ... disgusting Haha!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Procurando coisas a respeito de identidades visuais para bandas na net, pouca coisa encontrei e de útil quase nada, mas não pude deixar de postar isso aqui. Ai, meu olho, david carson! ahaha

original:http://www.estudio-cinco.com/blog/2008/10/o-album-e-a-corporacao/



"Seguindo essa lógica a concepção gráfica de um álbum se aproxima cada vez mais com as propostas das identidades corporativas. Não no sentido de traduzir um conceito objetivo, como uma missão; mas entendendo que o conjunto de encarte+CD cada vez mais têm moldadado e tornado vivo o senso de afinidade entre o autor e o consumidor que, em conjunto com a música, traduz um conceito que envolve o álbum. O encarte do disco “The Fragile” da banda Nine Inch Nails é um exemplo desta tendência. O logo da banda foi desenhado por um dos membros do NIN, Trent Reznor, em conjunto com o diretor de arte Gary Talpes. Trata-se de uma releitura da tipologia do disco dos Talking Heads “Remain the Ligths” esta desenhada pelo ex-editor da Colors, Tibor Kalman. Nela o N, de Nine, se reflete com N, de Nails; formando uma marca tipográfica pregnante e sintética. Nesta concepção para o disco fragile, elaborada por David Carson, unclui na montagem um logo transgredido sob um preceito tipográfico funcionalista: A leitura de um texto ocorre se a parte superior desta estiver visível. Ao contrário da maioria dos projetos de Carson esta peça contém apenas duas imagens. O que faz destacar esta composição é a sobreposição em si, e não o conjunto de um aglomerado de imagens. Ainda assim o mérito de Carson está na transgressão (sobreposição sob o logo) e não na criação (desenho do logo). O trabalho de Carson, como em todos os seus outros, é de ilustração, não de design. Assim, Trent Reznor, vocalista do NIN, é muito mais designer do que David Carson. "

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O próprio site da Ufam é a fonte: “A universidade Federal do Amazonas - UFAM recebeu autorização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM para a realização do desmate da área localizada no Setor Norte do Campus Universitário, destinada à construção do Centro de Convivência, que terá uma área de 6.000 metros quadrados.”

O que não é contado é que, antes desta notícia, a obra havia sido embargada pelo simples motivo de que o desmatamento foi feito sem a devida autorização. Algo preocupante, pelo fato de o campus da Universidade ser o maior campus de floresta do país e a instituição não prestar a devida atenção a tais aspectos, já não bastassem o aglomerado de novos blocos que estão sendo construídos há algum tempo também no setor norte e que, daqui a algum tempo iremos passar por lá e esquecer que estamos dentro de uma floresta. Haja calor!!

Enfim, que pelo menos o centro de convivência seja algo decente e que não seja mais uma obra infindável pra atravancar nossas vidas de menininhos e menininhas acadêmicos da floresta! Uhuhu \o/

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Se não é a melhor descoberta da semana é pelo menos a mais hilária delas. ahaha

Vamos lá, vamos experimentar, clica aí no link: http://www.cowabduction.com/

É algo que não dá pra defnir até que ponto é hilário e onde é que devemos começar a ter medo (de quem fez/mantém o site, ahaha)

Talvez eu pudesse passar o dia inteiro passando o cursor do mouse em cima da vaquinha no topo da página e vê-la sendo abduzida inúmeras vezes, mas há mais a ser explorado, em verdade todas as seções serão de grande proveito, à exceção da submit (que não será exceção caso você também queira contribuir com histórias pessoais, desenhos, fotos, inventos, etc.)

A seção de fotos começa com chave de ouro e destaque para algumas legendas. Dentre as outras seções está a de produtos e serviços, caso você já esteja apavorado com a possibilidade de sua vaquinha sumir do quintal, desde alta tecnologia, na forma de um chip a ser inserido no aninal, a uma descarga para aliens e outros extremamente interessantes e quiçá eficazes!

No mais, só tu clicando por aí e curtir sua própria abdução!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

e cadê o tal do inovar??

ahaha

hoje escrever projeto, reunião do amazonas design e comprar agenda 2009!

ano passado meus compromissos todos foram guardados de cabeça
e eu vi que não dá muito certo
uhuhu

:)